Conheça seu corpo

Quando decidimos engravidar pensamos que é só ter relações e pronto, lá está o bebê no útero. De fato é assim, mas isso nem sempre acontece de forma tão rápida. Para aumentar as chances de acertar o alvo mais rapidamente é necessário conhecer o nosso corpo e saber como ele funciona.

Entendendo o seu ciclo menstrual


Um ciclo menstrual dura em média 28 dias, tendo seu início no primeiro dia da menstruação e seu fim no início da menstruação seguinte. Mas essa duração não é regra, pois tem mulheres que tem ciclos maiores(de 35 dias) ou menores (de 23 dias). Se o seu ciclo for maior ou menor que isso é necessário verificar com um médico pois tem uma possibilidade de não ser normal. O ciclo todo é controlado por uma série de hormônios produzidos pelo nosso corpo, como o LH (hormônio luteinizante), GnRh (hormônio liberador de gonadotropina), FSH (hormônio folículo-estimulante), Estrogênio que é  produzido pelos ovários e a Progesterona, também produzida pelos ovários.

O que é ovulação e quando ocorre?


Ovulação é o momento em que o óvulo rompe o folículo e sai do ovário e é  capturado pela tuba uterina (ou trompa de Falópio). Um pouco antes desse período a mulher pode notar uma secreção mais fina, transparente e viscosa, parecida com clara de ovo, essa secreção vem lá do colo do útero e é ela que facilita a entrada dos espermatozóides, eles por sua vez conseguem nadar até as tubas uterinas de encontro ao óvulo e é lá que a fertilização custuma acontecer. Para saber quando a ovulação ocorre é necessário que seu ciclo seja regular para você fazer a conta certinha. Você precisa saber quantos dias tem seu ciclo e subtrair 14 dias, isso porque a ovulação ocorre entre o 11° e 15° dia antes de cada menstruação. Não entendeu ? Então vai um exemplo: seu ciclo tem 28 dias, você tira 14 dias (28-14=14) então você vai ovular mais ou menos no 14° dia do ciclo.  É só fazer as contas, mas se seu ciclo for irregular não tem como usar este método.
Quando um espermatozóide fertiliza o óvulo ele continua descendo até chegar ao útero e se aninhar no endométrio (revestimento interno do útero). Esse processo todo leva em média 5 dias. A essa altura do campeonato os níveis de progesterona estão altos e o corpo esta trabalhando muito, pode ser que você já sinta os primeiros sintomas da gravidez. Quando o óvulo não consegue se implantar no endométrio ou não é fertilizado ele começa a se decompor, os níveis dos hormônio estrogênio e progesterona diminuem, o útero se contrai e a menstruação desce dando início a um novo ciclo.

Nenhum comentário

Deixe sua opinião ou mensagem de carinho ♥ caso seja algo mais pessoal, pode falar comigo através do formulário que esta no menu principal.

Tecnologia do Blogger.