Fases da gravidez

Enfim o positivo chegou e você entrou na categoria de gestante, agora é hora de se cuidar e se informar sobre o que vem pela frente.
Primeiro trimestre
Esse período vai da primeira até a décima terceira semana de gestação. Nas duas primeiras semanas de gravidez, não está realmente grávida. Como não tem como determinar o momento exato que o espermatozóide fertiliza o óvulo, determinou-se que o início da gravidez deve ser marcado no início do último período menstrual. A partir da segunda semana você esta oficialmente grávida, mas provavelmente irá descobrir lá pela quarta semana, que é quando o embrião esta implantado no útero.
Ao longo do 1º trimestre da gravidez, o feto cresce rápido e desenvolve uma corrente sanguínea própria, os seus principais órgãos (coração, cérebro, fígado, pulmões e rins) e estruturas internas. Se seu bebê for menino, os testículos estão se desenvolvendo e se manterão dentro da cavidade abdominal até ao final da gravidez, se for menina os ovários estão se desenvolvendo também. Nesse trimestre o coração está formado e já funciona. Os órgãos vitais do bebé (fígado, rins, intestinos, cérebro e pulmões) estão completamente formados e funcionando, exceto os pulmões que precisam amadurecer as suas funções e só funcionarão com o nascimento. As mãozinhas e pezinhos estão completamente formados, os olhos e o nariz estão formados e distinguem-se claramente das restantes feições do rosto. Neste trimestre, os dentes iniciam sua formação. No final deste trimestre o bebê pesa aproximadamente 20 g e já boceja !
Segundo trimestre
Esse período vai da décima quarta semana até a vigésima sexta. O bebê cresce de modo acelerado nesta fase, seus órgãos internos estão amadurecendo e se preparando a vida fora do útero. Agora seu bebê mexe e você já pode sentir, no começo de forma mais sutil, depois mais vigorosamente. O sistema nervoso começam a funcionar e seu bebê treina a deglutição engolindo e expelindo líquido amniótico. Na vigésima semana o bebê esta completamente formado e já dá para ver o sexo, a partir da vigésima quarta semana se o bebê vir a nascer existe a possibilidade de sobreviver com a ajuda dos profissionais numa unidade de cuidados intensivos neonatais. Seus órgãos ja funcionam, mas o pulmão ainda esta amadurecendo. O reflexo de sucção está estabelecido e os dentes definitivos alojados no interior das gengivas. Seu bebê abre e fecha os olhos (que são sensíveis a luz)e já possui pestanas(cílios)e sobrancelhas. O bebé reconhece os sons produzidos pelo corpo da mãe, como a respiração, os batimentos cardíacos e sua voz. Nesta fase o bebê está pesando aproximadamente 1000 g.
Terceiro trimestre
Esse período vai da vigésima sétima semana até a quadragésima semana. Neste trimestre seu bebê esta se preparando para nascer, seus órgãos continuam crescendo e seu corpo também. Os sentidos estão se apurando e o bebê  torna-se sensível à luz, aos ruídos, ao gosto e cheiros. A íris torna-se colorida (a cor definitiva só aparece entre os 6 a 9 meses de idade, após a exposição dos olhos à luz natural), no intestino está acumulado o mecônio (o primeiro cocô do seu bebê) que será eliminado logo após o parto.Seu bebê tem 270 ossos diminuindo para 206 na idade adulta uma vez que alguns deles se fundem para formar uma única estrutura óssea. O crânio ainda não é totalmente sólido, o que facilitará a passagem da cabeça do bebé pelo canal de parto e os pulmões já estão completamente desenvolvidos. Na trigésima semana se o bebê nascer não será mais considerado prematuro e pode nascer a qualquer momento. Nessa fase o bebê pesa aproximadamente 3250 g.
Cada bebê se desenvolve de um jeito, dentro e fora do útero, as fases de desenvolvimento mostradas aqui correspondem a observações gerais. A gestação pode seguir até a quadragésima primeira semana e com monitoramento diário até a quadragésima segunda semana.

Nenhum comentário

Deixe sua opinião ou mensagem de carinho ♥ caso seja algo mais pessoal, pode falar comigo através do formulário que esta no menu principal.

Tecnologia do Blogger.