Planejando a gestação

Enfim você tomou a decisão de engravidar, de ser mãe e abrigar em seu ventre um ser. Talvez você não tenha tido que pensar muito para tomar essa decisão pois essa vontade já havia nascido em você há muito tempo, ou ela veio de surpresa, quando você nem imaginava. Isso realmente não importa, o importante é você se preparar, se informar sobre esse lindo e louco universo de tentantes, gestantes e mães.
Uma das primeiras coisas que devemos fazer é procurar um médico para que sejam feito todos os exames necessários e verificar como anda a sua saúde, evitando assim problemas na gestação. Os exames básicos que são solicitacos são:
01. Hemograma
Exame que serve para avaliar o número de globulos vermelhos e brancos e assim identificar ou acompanhar a evolução de algumas doenças como anemia, infecções, inflamações, dentre outras.
02. Tipagem sanguínea
 Este exame detecta o seu tipo sanguíneo (A, B, AB ou O) e o seu fator Rh (positivo ou negativo), com o resultado deste exame dá para verificar se há ou não incompatibilidade entre o sangue da mãe e do feto.
03. Glicose
Mede o nível de açúcar no sangue no momento da coleta (necessário estar em jejum). Este exame também serve para controle da diabetes.
04. Creatinina
Este exame avalia a função dos rins, qualquer alteração deve ser levada em conta para descartar o risco de pré-eclâmpsia.
05. Tsh – ultra sensível
Exame é usado para auxiliar no diagnóstico de alterações no funcionamento da tireóide, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo.
06. Toxoplasmose
Este exame detecta se há os anticorpos da doença no seu sangue, se você fez o exame antes de estar grávida e deu positivo, significa que você ja teve a doença  (ou ainda tem) e que esta imune, caso dê negativo, você não esta imune, ainda corre o risco de pegar. E se o exame der positivo na gravidez você terá que fazer tratamento.
07. Anti HIV
Detecta se tem o vírus HIV na corrente sanguínea.
08. Antígeno Austrália (HbsAg)
Exame para a detecção da hepatite B.
09. Anti HCV
Exame para a detecção da hepatite C.
10. VDRL
Serve para identificar no sangue a presença da bactéria causadora da sífilis. 
Outra coisa super importante verificar é a sua carteira de vacinação. Existem vacinas que precisam ser tomadas algum tempo antes de engravidar, se faltar alguma dose de determinada vacina você deverá tomá-la de um a três meses antes da concepção, especialmente as que usam o vírus atenuado, porque oferecem maior risco de contaminação para o bebê. As vacinas que deverão estar em dia são as contracoqueluxerubéolatoxoplasmosecitomegalovírushepatite B e tétano. As duas últimas podem ser feitas na gravidez, se necessário, pois usam o vírus morto.
 Atenção: os exames listados aqui são os básicos, seu médico poderá solicitar outros conforme o seu histórico clínico.

Nenhum comentário

Deixe sua opinião ou mensagem de carinho ♥ caso seja algo mais pessoal, pode falar comigo através do formulário que esta no menu principal.

Tecnologia do Blogger.